segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO “APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC”. (PARTE 1)

-UNIDADE 1-
MEDIADORA: SÔNIA GUIMARÃES

TEXTOS POSTADOS NO DIÁRIO DE BORDO:

1- Estudar sobre o uso das novas tecnologias em prol da educação foi gratificante. Aprendi a “quebrar o gelo” quando o assunto é inovar junto com a informática. Li, produzi e comentei sobre a tecnologia na sociedade, na vida e na escola. A maior dificuldade foi assumir que não uso os recursos que a escola dispõe em minhas aulas. E o melhor de tudo, foi descobrir que posso “aprender” a usá-las. Logo nas primeiras atividades precisei ler para analisar, refletir e discutir sobre temas como “A nova cultura da aprendizagem”, “O desafio de converter informação em conhecimento” e “As sereias do ensino eletrônico” que me fizeram rever antigas concepções e dar lugar às novas. Usar o power point ( tão simples para a maioria ) foi um grande desafio. Percebi que não é fácil vencer a barreira que separa o moderno do tradicional, mas não é impossível. Consegui fazer a atividade 1.7 e já planejo conhecer melhor o programa para aproveitá-lo em minhas aulas. Aguardo a Unidade 2 com ansiedade, pois quero aprender mais sobre um assunto tão atual que para mim continua distante. Preciso aprender a utilizar e a aproveitar os recursos disponíveis em minha escola como parceiros para a construção do conhecimento. Sou um professor-aprendiz. E isso já é um grande passo. (POSTADO EM 05/10/2009)

2- A tecnologia está inserida no processo de ensino e aprendizagem como um apoio às aulas e não como um substituto para a figura do professor. O termo inovação, dentro do ambiente escolar torna-se sedutor e perigoso.Sedutor porque é o espelho das mudanças ocorridas na sociedade, na tecnologia, na ciência. Perigoso porque não significa, como muitos pregam, a eliminação de todos os recursos antigos em razão dos novos. A TV pendrive, o data show, o notebook, a internet, não substituem a voz e a vez do educador, eles devem ser vistos como recursos didáticos que tornarão a aula mais dinâmica e darão mais tempo à explanação do professor , à retomada dos conteúdos e às reflexões fundamentadas em pesquisas. A tecnologia aliada à educação deve estimular a responsabilidade cidadã, a construção do conhecimento, a inovação do saber num momento em que a escola está se mostrando insuficiente para preparar a mão de obra que se requer no mundo do trabalho: sujeitos inovadores, ambiciosos e multifuncionais. Os recursos tecnológicos devem ser apresentados aos alunos como parceiros para a construção do conhecimento, e não como máquinas que necessitam de “manual de proibição” para uso na escola. O aluno precisa aprender a programar o computador, a elaborar sites, a fazer pesquisas e escrever resumos e reflexões a cerca do que foi pesquisado, editar filmes , construir projetos e usar a internet sem ferir a dignidade dos outros, sem invadir a privacidade alheia. Para que essa teoria se torne uma prática, o investimento inicial deve se dar nos recursos necessários ao trabalho do professor dentro e fora da sala de aula e na capacitação dos profissionais que formam a escola: professores e funcionários devem ser preparados para vencer esse desafio. A prática pedagógica não precisa mudar em busca da tecnologia . A prática pedagógica precisa mudar em busca da própria educação.
( POSTADO EM 02/10/2009)

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