PORTFÓLIO (PARTE 2 )
-UNIDADE 2-
MEDIADORA: ANA MARIA
ATIVIDADE 1-
Ao navegar pela internet em busca de mais conhecimento sobre o termo hipertexto aprendi mais do que conceitos determinados por dicionários, aprendi a história dos termos e os nomes dos estudiosos que nos proporcionaram utilizar essa ferramenta de pesquisa tão poderosa.
Durante a minha leitura o termo “memex” estava destacado e chamou a minha atenção. Ao observar as explicações direcionadas a ele, aprendi um pouco da história do cientista americano Vannevan Bush, estudioso que, observando o funcionamento da mente humana, criou uma máquina para auxiliar a memória e guardar conhecimento. Foi considerado o precursor da idéia de hipertexto e world wide web.
Clicando no termo “hipermídia” descobri que um pesquisador chamado Theodor Holm Nelson (Ted Nelson) foi o pioneiro da tecnologia de informação e que inventou os termos hipertexto e hipermídia na década de 60.
Ao utilizar o link “www” aprendi o seu significado: World Wide Web (Rede de alcance Mundial) e que as idéias e pesquisas de Tim Berners-Lee uniram o hipertexto e a internet.
Um dos pontos mais interessantes da minha navegação virtual foi quando li sobre a história do hipertexto( termo tão novo e aparentemente atual para mim ) e descobri que essa idéia não nasceu com a internet, nem com a web. De acordo com as pesquisas as primeiras manifestações do hipertexto ocorreram nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
O meu surf virtual proporcionou grandes manobras.O conceito de hipertexto ficou mais claro porque uniu teoria e prática.Eu não tinha, obrigatoriamente, que permanecer no mesmo lugar. Minha leitura encontrou termos que compartilhavam informações. Caminhos que levavam a outros caminhos .Textos dentro de outros textos. (POSTADO EM 19/10/2009)
ATIVIDADE 2-
HIPERTEXTO
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato
digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas
hiperlinks, ou simplesmente
links.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O estudo em busca de informações e construção do conhecimento sobre o termo hipertexto nos leva a direcionar o trabalho em sala de aula para um estudo interdisciplinar. A história do hipertexto mostra que a idéia surgiu muito antes do uso da internet. É uma ótima possibilidade de trabalhar um conteúdo dentro de outro conteúdo, a história dentro da história, discutindo seu avanço, seu uso ontem e hoje acompanhando os avanços tecnológicos. (POSTADO EM 19/10/2009)