quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A TECNOLOGIA É UMA ESTRATÉGIA
( Atividade NTE: Resumo do texto de Bento Duarte da Silva )

A tecnologia não para de penetrar nas nossas vidas, colocou-nos a viver num novo mundo educacional que vivencia um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução, da transmissão e memorização da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção de saberes, na abertura aos contextos sociais e culturais, à diversidade dos alunos, aos seus conhecimentos, experimentações e interesses.
O desafio central que se coloca à tecnologia no sistema educativo em geral é a temática da estratégia. A comunidade escolar deve conceber um conjunto de decisões e ações, inteligentes e criativas, para promover a realização dos objetivos propostos e proporcionar os melhores resultados envolvendo as TIC na organização escolar e curricular.
As atuais tecnologias de informação e comunicação contêm os ingredientes para favorecer uma profunda renovação na escola. A integração das TIC à gestão, aos conteúdos, metodologias, construção e desenvolvimento do currículo e à prática do aluno em sala de aula possibilita a construção de uma via colaborativa, de uma rede eficaz de comunicação ente as escolas e outros espaços, abrindo-as ao exterior e à associação em territórios educativos, independentemente de fatores geográficos e domínios institucionais. Professores e alunos podem, não só desenvolver interações satisfatórias entre si, mas também cada escola pode estabelecer relações plurais e colaborativas com outras escolas.
Qualquer tecnologia só por si não é mediadora da aprendizagem. A tecnologia é uma estratégia. Deste modo, deve aparecer devidamente relacionada com os demais elementos do projeto político pedagógico, passando por uma política de integração curricular e de renovação pedagógica da escola de forma a adquirirem sentido e propósito educativo.

Nenhum comentário: