INSCRIÇÃO DO ENEM DEVE COMEÇAR NESTA SEGUNDA-FEIRA
A inscrição para o novo Enem está prevista para começar nesta segunda-feira (15). A grande novidade é que as médias do Enem podem ser utilizadas nos vestibulares de 41 instituições federais e também em processos seletivos de cursos profissionalizantes pós-médios. São quatro maneiras distintas: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição, onde a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.
O Enem valerá como certificado de conclusão do ensino médio para os alunos concluintes em anos anteriores, os chamados egressos, que ainda podem realizar a prova. Isso torna o Enem uma oportunidade para cidadãos sem esse diploma, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo. O Enem serve ainda como processo seletivo de cursos profissionalizantes pós-médios e a partir do ano que vem, a avaliação vai medir o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior. O exame continua matendo a característica de ser voluntário e a aprtir do ano que vem a avaliação vai medir ainda o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas universidades.
O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o Enem como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno – linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação e língua estrangeira); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Inscrições serão somente via Internet
As inscrições serão exclusivamente via Internet, no endereço http://http//enem.inep.gov.br/inscricao, a partir das 8h do dia 15 de junho, até às 23h59 do dia 17 de julho. Quando o candidato acessar a página de inscrição para o Enem, deverá preencher o cadastro de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição.
Isentos
Serão isentos do pagamento da inscrição os concluintes do ensino médio matriculados em instituições públicas de ensino e todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada de 15 a 19 de junho 2009, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. A relação de pedidos deferidos será divulgada até 3 de julho. O concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir o boleto bancário apresentado no e-mail que confirmará a inscrição do exame. O boleto deverá ser pago em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). E não se esqueça: os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://http//enem.inep.gov.br/inscricao.
Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesses casos, o período vai de 8h do dia 15 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho. O procedimento de inscrição para esse grupo é: acessar a página da Internet http://http//enem.inep.gov.br/inscricao e preencher o cadastro de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição; imprimir, na seqüência, o boleto bancário e efetuar o pagamento, ou solicitar isenção de taxa. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada, até 31 de julho de 2009.
Atendimento Especial
O participante com deficiência física deverá declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento especial que necessita para realizar o exame.
Aos detentos ou internos, matriculados em programas especiais de educação de ensino médio em unidades prisionais ou hospitalares, será oferecido aplicação da prova nos locais de detenção ou internação em que se encontrem, mediante termo de compromisso específico. Para isso, a coordenação responsável deverá solicitar ao Inep o formulário do Termo de Compromisso para a aplicação do Enem. O documento deverá ser encaminhado ao Instituto até o dia 17 de julho.
Manual do Inscrito
Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas.
O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição, enviado para o endereço indicado no ato da inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página htt://enem.inep.gov.br/consulta.
A prova
O Enem 2009 é concebido a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada.(Veja aqui a Matriz de Referência para o Enem 2009).
A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Aplicação da Prova
O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:
Dia 3/10/2009 (sábado)
das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Dia 4/10/2009 (domingo)
das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.
*Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.
*É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.
Resultados do Enem 2009
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.
Autor: Correio Braziliense
Fonte: O NORTÃO
Main Aur Charles (2015)
Há 8 anos